terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

ADAPTANDO A NOVAS SITUAÇÕES, CONSTRUINDO AMIGOS E PREPARANDO AS RELAÇÕES DE CIDADANIA
CEMEI “Santo Piccin”
Professora:  Aparecida de Souza Cherubino
Faixa etária:
INTODUÇÃO:
O projeto visa desenvolver um relacionamento entre professora e alunos, alunos e alunos que beneficiasse o trabalho coletivo durante o ano letivo, possibilitando o desenvolvimento de atividades lúdicas e brincadeiras em que cada um do envolvidos tenha consciência e respeito a si mesmo e ao outro.
A amizade além de proporcionar prazer e respeito garante acesso a informações nas trocas de experiências que acontece com o outro e evidencia uma característica básica do ser humano: a capacidade de estabelecer vínculos.
O trabalho que evidencia a amizade, além de desenvolver a solidariedade, que está prevista no Referencial Curricular Nacional  para a Educação Infantil como “Ética e Cidadania” possibilita a preparação de adultos reflexivos em relação ao próximo.
OBJETIVO:
Utilizar brincadeiras para adaptar as crianças na escola e trabalhar o relacionamento entre as diferentes faixas etárias  proporcionando a construção de relações, vínculos e conhecimentos das diferenças existentes entre os seres humanos sabendo valorizar e respeitar cada uma das delas.
METODOLOGIA:
O desenvolvimento do projeto objetiva adaptar as crianças a realidade da vida escolar e trabalhar para que elas possam conviver de forma melhor, desenvolvendo um relacionamento harmonioso entre as crianças das diferentes faixas etárias. Portanto, várias brincadeiras serão propostas para estabelecer a construção de vínculos entre aluno & alunos e alunos  & professor possibilitando a reflexão sobre a conduta e relação com o próximo.
Resultados:
Os objetivos serão atingidos, á medida que,  todos estejam adaptados e demonstrem mudanças  na interação do grupo no que se refere ao trabalho coletivo. Também se esperam  mudanças de atitudes, em relação às crianças das diferentes idades, que são construídas durante o ano todo,  percebendo o respeito nas ações de interação com o outro, o que é o começo do desenvolvimento de cidadania.




















Um espaço para brincar e fazer amigos

CEMEI “Santo Piccin”
Professora:  Aparecida de Souza Cherubino
Faixa etária:


Introdução

Brincar é atividade mais importante da infância. Por meio das brincadeiras as crianças aprendem a se relacionar com o mundo a sua volta. O brincar é um fenômeno universal.
Por meio das brincadeiras as crianças adquirem e testam novos conhecimentos. Representam situações que observam no seu dia-a-dia, expressam suas angústias, seus medos, suas necessidades, seus prazeres, suas fantasias. As brincadeiras deverão ser feitas seguindo um enfoque baseado na teoria do desenvolvimento infantil, ou seja, respeitando as características de cada faixa etária de cada criança e levando em consideração que esta é um ser único desde que nasce. Brincar com objetos variados vai fazendo com que a criança forme noções básicas como: peso, textura, altura distância. É fundamental que os adultos procurem tocar, observar e interagir com crianças, desde bebês. Estímulos devem fazer parte do cotidiano infantil, possibilitando diversificar as experiências e oferecer oportunidades para a ampliação do seu conhecimento.

Objetivos
Possibilitar que a criança conheça e aprenda diversos tipos de brincadeiras, enfocando as mais antigas e a diferença que existe no brincar;
Entender como elas são presentes no cotidiano de cada criança, ressaltando a sua importância individual e coletiva;
Promover a sociabilidade através das brincadeiras lúdicas;
Possibilitar que os alunos procurem soluções para os conflitos interpessoais durante as brincadeiras.
Narrar as regras das brincadeiras respeitando as características desse tipo de texto;
Fazer algumas ilustrações que estejam relacionadas ao texto escrito;

Metodologia
O projeto tem como objetivo construir um espaço para brincar, enfocando as diferenças existentes entre as faixas etárias, assim, a busca por um trabalho com brincadeiras na escola visa desenvolver um relacionamento harmonioso entre as crianças. Desta forma toda semana será proposta uma brincadeira diferente para todos os alunos da escola promovendo novas formas de relacionamento entre os grupos e possibilitando a criação de novos vínculos afetivos.




A harmonia no cotidiano escolar através dos jogos
CEMEI “Santo Piccin”
Professora:  Aparecida de Souza Cherubino
Faixa etária:
Introdução:
A criança aprende de modo intuitivo, adquire noções espontâneas em processo interativos, envolvendo-se por inteira com suas cognições, afetividade, interações sociais,portanto o jogo desempenha um papel de grande relevância para desenvolvê-la.
Segundo Kishimoto (1999), Ao permitir a ação intencional (afetividade), a construção de representações mentais (cognição), a manipulação de objetos e o desempenho de ações sensório motoras (físico) e as trocas nas interações (sociais), o jogar contempla várias formas de representação da criança ou suas múltipla inteligências, contribuindo para a aprendizagem e o desenvolvimento infantil.

Objetivos:
Possibilitar que a criança conheça e aprenda diversos tipos de jogos, promovendo a sociabilidade com o propósito da interação;
Reconhecer as regras dos jogos respeitando os parceiros, permitindo um relacionamento harmonioso, solucionando os conflitos interpessoais;
Ter consciência sobre os valores, o respeito ao outro e a si mesmo nas atitudes cotidianas;

Metodologia
O projeto tem o objetivo de trabalhar as crianças para que estas possam viver e conviver de forma melhor. Desta forma, será possibilitado um jogo diferente por semana, para que as crianças joguem, elaborando ou respeitando regras já existentes.
Resultados:
Os objetivos serão alcançados à medida que promova a socialização harmoniosa e o conhecimento de novos jogos, suas regras e construção de estratégias, ou seja, as crianças sintam prazer em jogar.
O jogar como forma de ensino aprendizagem permite que o educador introduza o lúdico como ação ativa e motivadora para maximizar a construção do conhecimento possibilitando que a criança acessasse vários tipos de conhecimento e habilidades.

Bibliografia:
KISHIMOTO, T. M. (Org) Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação, 3ª ed. São Paulo: Cortez, 1999



 CONSTRUINDO AMIGOS NA SALA DE AULA: PREPARANDO AS RELAÇÕES DE CIDADANIA


JUSTIFICATIVA:

O trabalho Construindo Amigos na Sala de Aula parte da necessidade de conhecimento entre professora e alunos, aluno e aluno para a realização de atividades em equipe, momento que a interação é essencial para a formação de grupos homogêneos.

OBJETIVO GERAL:

Possibilitar que a criança conheça a si mesma e ao outro.

Perspectivas Conceituais

Conhecer a si mesmo e ao outro ressaltando as diferenças individuais e culturais de cada um e valorizando a amizade entre os diferentes gêneros e gostos.

Perspectivas Atitudinais

Dialogar sobre a importância de ter um amigo, ou vários;
Construir a chamada com o desenho do amigo para o nome;

Definição do Projeto

O projeto visa desenvolver um relacionamento entre professora e alunos, alunos e alunos que beneficie o trabalho coletivo durante o ano letivo, possibilitando o desenvolvimento de atividades lúdicas e brincadeiras em que cada um do envolvidos tenha consciência e respeito a si mesmo e ao outro.
A amizade além de proporcionar prazer e respeito garante acesso a informações nas trocas de experiências que acontece com o outro e evidencia uma característica básica do ser humano, que é a capacidade de estabelecer vínculo.

A perspectiva da Transversalidade

O trabalho que evidencia a amizade, além de desenvolver a solidariedade, que está prevista no Referencial Curricular Nacional  para a Educação Infantil como “Ética e Cidadania” possibilita a preparação de adultos reflexivos em relação ao próximo.

Conexão com a Escola

Trabalhar a amizade na escola e proporcionar a construção de relações e conhecimentos de diferenças físicas, étnica, cultural valorizando o respeito a cada uma das diferenças.
Através da amizade, dentro da sala de  aula, surge o diálogo que envolve a linguagem, um fator de fundamental importância para a criança da educação infantil, pois é por meio dela que o ser humano se comunica e nesse momento o desenvolvimento da oralidade  é necessário para a ampliação do vocabulário, interação social e o desenvolvimento da afetividade.

Âmbito Cultural

Entender que cada amigo tem um nome que representa uma ação social e cultural e perceber o amigo como ser humano, além dos limites da escola, um ser com uma família e uma cultura.

Âmbito Psicológico

Dentro do âmbito psicológico a amizade auxilia a criança na construção de sua personalidade, desenvolve o respeito pelo outro e sente-se respeitado. A criança pode pensar e agir de modo diferente sem sentir medo de ser recriminada por estar no meio de amigos.

Âmbito Biológico

No Âmbito Biológico a amizade ajuda superar as perdas, auxilia nas dificuldades ou barreiras encontradas nas atividades a serem desenvolvidas dentro ou fora de sala de aula.

Estratégia de Ação

Utilizar Músicas como:
- Bom dia amiguinho como vai? Para a relação corporal, toque de mão, abraço;
- A “Maria” e o pão para desenvolvimento da oralidade e sonorização do nome do amiguinho;
- Amigo eu vou ser... Para trocar de mesinhas de acordo com o crachá
- De quem é o lugar para visualização do nome do amiguinho e interação com o mesmo
Atividades desenvolvidas com os nomes:
- Solicitar que o grupo se divida de acordo com as letras iniciais ou finais dos nomes possibilitando a formação de novos amigos;
- Pedir que cada grupo seja organizado de acordo com o número de letra do nome para mais uma vez o conhecimento de novos amigos;
- Desenhar os amigos do grupo e localizar e colar o nome embaixo de cada um que foi desenhado;
- Listar os brinquedos preferidos do grupo e construir um gráfico de barras destacando o número de amigos que possuem a mesma preferência;
- Conversar sobre as preferências alimentares de cada um e permitir que os amigos do grupo discutam sobre como é feito esse tipo de alimento;
- Promover momentos de conversas para que cada criança possa comentar sobre a relação de amizade que está sendo construída;
- Pesquisar os grupos de amigos de seus familiares e relatar oralmente em sala de aula;
- Possibilitar conversas sobre os amigos que possuem fora do ambiente escolar;
Confeccionar uma lembrança, com sucata, para o amigo.
Avaliação

Para avaliarmos o projeto é necessária a preocupação com a interação do grupo no que se refere ao trabalho coletivo. E as mudanças de atitudes que são construídas durante o ano todo, mas perceber o respeito e mudanças de ações em relação ao outro já é o começo do desenvolvimento de cidadania.

De maneira geral, o tema é abrangente e não esgota no momento, é apenas uma introdução que abrem portas para as conversas e diálogos durante o ano letivo. 

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